Sobre Nós
A nossa História
Em 1960, o Sr. José Morales Agudo (Zé Grande) reuniu 59 produtores de café da nossa região com o propósito de constituir uma cooperativa tendo como objetivo principal o de padronizar e exportar toda produção dos seus associados e também defender seus interesses, tanto na comercialização dos seus produtos como também na assistência e fornecimento de bens de consumo para suas lavouras.
No dia 06/03/1960 foi então realizada a assembleia geral de constituição da cooperativa, sendo naquela reunião aprovado seus estatutos. Com o financiamento conseguido junto ao Instituto Brasileiro do Café e com integralizações de cotas partes pelos cooperados presentes, teve início à construção dos armazéns, tulhas, balança, escritórios, etc.
Nova vida para o setor do café
Suporte para
Cafeicultores
Em 22/04/1961 foram inauguradas as instalações da cooperativa. Iniciou-se uma nova vida para a cafeicultura regional. A cooperativa recebeu naquele ano 119.204 sacos de café em coco, que resultaram em 40.783 sacos de café beneficiados. Em 1964 foram construídos mais 1.000 m2 de armazéns e 300 m2 para setores administrativos, com um pavimento superior.
Desde o inicio das atividades até 1969 o atendimento dado aos associados se prenderam praticamente no recebimento e comercialização das safras e fornecimentos de insumos para as lavouras. Também nos anos de 1964, 1965, 1966 e 1967 a Casul exportou 45.499 sacos de café, produção dos seus associados.
Nossas Fotografias
Desde o inicio das atividades até 1969
Viveiro de mudas
Ferrugem do Café
Com o aparecimento da Ferrugem a Diretoria da Casul como representante da classe, conseguiu em conjunto com os Prefeitos da região uma audiência com o Exmo Sr. Presidente da República, Emilio Garrastazu Médici, a fim de tratar de assuntos relacionados à ferrugem. A Casul sempre defendendo a cafeicultura regional e nacional aderiu ao Plano de Renovação e Revigoramento de Cafezais, com início em 1972, desenvolvendo um trabalho de grande vulto produzindo 5.000.000 mudas de café, maior viveiro de mudas do país.
Clube Casul
Centro de Treinamento e Lazer José Morales Agudo
Em 1998 teve inicio a construção do Centro de Lazer e Treinamento da Casul, obra de grande vulto com uma área construída de 1.200 m2 em estilo arrojado com estrutura metálica constituído de salão social com capacidade de aproximadamente 600 pessoas sentadas, ampla cozinha, churrasqueira, bar, sanitários, tudo em linhas modernas.
Na parte esportiva: campo de bocha, campo de futebol médio, e futuramente as piscinas e quadras poliesportivas. Esta atendendo além dos seus funcionários e cooperados, também a população da cidade no que é possível.
Seringueiras
Cultura das
Seringueiras
Em 1978, fatores climáticos e outros, estavam diminuindo o poder aquisitivo dos cafeicultores, frente a esse aspecto os dirigentes da Casul, juntamente com seu Departamento Agronômico, iniciaram a implantação de uma nova cultura na região, o plantio da seringueira.
No decorrer desse ano e no ano seguinte foram produzidas 100.000 mudas de seringueira, para entrega aos interessados no ano de 1980.
Amendoim
Casul Peanuts
Visando a produtividade e necessidades dos produtores, foi aprovado pelo conselho administrativo, diretoria executiva e suplentes, no ano de 2016, o investimento de uma unidade para proporcionar aos cooperados os serviços de limpeza, secagem, armazenagem, benefício e blanching de amendoim.
Pecuária
Casul Pecuária
Cooperativa Casul, traz o melhor para o seguimento pecuário, proporcionando atendimento altamente qualificado na área, para seu animal!
Trazendo soluções inovadoras, a Casul atua com setor veterinário, garantindo condições especiais em vacinas e produtos para o melhor manejo do seu rebanho.
Café
Casul Café
Em 22/04/1961 foram inauguradas as instalações da cooperativa. Iniciou-se uma nova vida para a cafeicultura regional. A cooperativa recebeu naquele ano 119.204 sacos de café em coco, que resultaram em 40.783 sacos de café beneficiados. Em 1964 foram construídos mais 1.000 m2 de armazéns e 300 m2 para setores administrativos, com um pavimento superior.